Uma geração à rasca

O tema está na moda e só quero mesmo deixar aqui os meus pensamentos sobre isto. Bem na verdade não tenho bem uma opinião formada acerca do assunto, até porque para ser sincero não passei por estes problemas de que os jovens se queixam. O que não quer dizer que não venha a passar pois também faço parte desta geração.

E estou dividido! Se por um lado acho que este protesto tem todo o fundamento e razão de existir, também me pergunto se a maior parte destes que se dizem à rasca realmente tentaram sair da situação em que se encontram.

O mundo mudou, não nos podemos fiar na ideia de que ter um canudo basta e que se não arranjar emprego na área em que se estuda então é porque tudo está mal. Ou se apenas se arranja contratos a recibos verdes então a culpa é do governo e dos patrões! Será assim? Não se tornou o mundo numa aldeia global e consequentemente todos passaram agora a competir em igualdade de circunstâncias? Que fazemos nós para nos valorizarmos enquanto pessoas e profissionais? Só um canudo não chega!

E vimos para a rua mandar vir contra este e aquele que ganham balúrdios!  Tenho uma novidade para vocês: ganham bem porque são os melhores naquilo que fazem. Ou pelo menos alguém acha que são. E digo isto porque os problemas que esta geração enfrenta (embora, na minha opinião não esteja ausente de  responsabilidades) foram criados pela geração que agora manda! É esta geração parva? Ou parvos são os que lá andam nos corredores do poder preocupados com o seu próprio umbigo, criticando os jovens que só sabem reclamar?

Será por acaso que temos a gasolina mais cara da Europa tendo a Galp o monopólio de distribuição e ninguém faça nada? Claro que não! É uma geração de corruptos, de “jobs for the boys”, de “cunhas” e principalmente de incompetentes e ladrões!

Apesar de irmos para a rua protestar por tudo e mais alguma coisa sem avançar com ideias ou propostas para tentar alterar o que está mal, o facto de haver tão grande convulsão social à volta desta questão deixa-me esperançoso quanto a uma geração que me parecia adormecida, apática e desinteressada!

Viva a luta, porque a Luta é alegria! Temos que começar por algum lado!

Para saber mais sobre a manifestação existe este blog. Aconselho a ler 😉

This entry was posted in Random and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a comment